Wednesday, October 2, 2019

Portuguese Essay :: Papers

A nossa associaà §Ãƒ £o, ou seja, a Associaà §Ãƒ £o de Professores para a Educaà §Ãƒ £o Intercultural fez agora, em Setembro de 2003, dez anos. Surgiu ligada a um projecto que existiu no tempo em que o Engenheiro Roberto Carneiro era Ministro da Educaà §Ãƒ £o, que foi sem dà ºvida, para mim, mas tambà ©m sou duvidosa ao afirmar isto porque ele foi meu professor e eu gosto imenso dele e surgiu praticamente porque ele comeà §ou a preocupar-se com estas situaà §Ãƒ µes dos filhos dos imigrantes que vinham das ex-colà ³nias e, entà £o, criou uma Instituià §Ãƒ £o que se chamava Secretariado Coordenador de Programas para a Educaà §Ãƒ £o Intercultural, chamado o Entreculturas. O Entreculturas, depois de um diagnà ³stico feito por alguns elementos no terreno, verificou-se que era necessà ¡rio dar formaà §Ãƒ £o nesta à ¡rea da multiculturalidade e fundou-se, nessa altura a Associaà §Ãƒ £o que tinha sede numa salinha do Secretariado de Entreculturas. Porquà ª a Associaà §Ãƒ £o? Porque era necessà ¡rio para este tipo de actividades, era necessà ¡rio para dar formaà §Ãƒ £o e para que as pessoas tenham crà ©dito, à © necessà ¡rio, realmente, que a Instituià §Ãƒ £o esteja acreditada por um centro de conselho cientifico-pedagà ³gico da formaà §Ãƒ £o contà ­nua e a Associaà §Ãƒ £o nos seus estatutos que, para alà ©m do seu estatuto normal que ela tem, a Associaà §Ãƒ £o tinha, tambà ©m, dentro do estatuto, um centro de formaà §Ãƒ £o. A sala onde vocà ªs està £o à © a sala do centro de formaà §Ãƒ £o, a sala dali à ©, digamos, aquela que lida melhor à   da direcà §Ãƒ £o, a da presidente e aqui à ©, sem dà ºvida, o sà ­tio onde nà ³s fazemos a formaà §Ãƒ £o acreditada e outro tipo de formaà §Ãƒ £o, onde organizamos dossiers, prodeps. 2. Quais as vertentes em que a formaà §Ãƒ £o se baseia? Em và ¡rias vertentes, desde que tenha haver com a multiculturalidade. Portanto, as acà §Ãƒ µes està £o todas elas viradas para a multiculturalidade e somos, sem dà ºvida, o à ºnico centro de formaà §Ãƒ £o que tem esta especificidade, neste momento. 3. Qual à © o pà ºblico-alvo destas formaà §Ãƒ µes? As formaà §Ãƒ µes sà £o para professores, comeà §aram por ser, segundo a legislaà §Ãƒ £o, e para formaà §Ãƒ £o contà ­nua de professores. A legislaà §Ãƒ £o foi alterada ultimamente que tambà ©m dà ¡ para membros, e jà ¡ temos tido, de

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.